Meteorologia

  • 24 JUNHO 2019
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 21º

Edição

Usa pasta branqueadora? Esqueça, a DECO diz que não fazem efeito

A Associação de Defesa do Consumidor diz que esses produtos não alteram a cor dos dentes, “apenas removem as manchas superficiais”.

Usa pasta branqueadora? Esqueça, a DECO diz que não fazem efeito

Já em 2017, a DECO tinha alertado para os resultados de um teste realizado às pastas dentífricas ditas branqueadoras. Nessa altura, a Associação de Defesa dos Consumidores revelou que estes produtos não alteravam a cor dos dentes, “apenas eliminavam manchas superficiais, à semelhança dos dentífricos normais”.

Contudo, apesar de a DECO ter denunciado o caso ao Infarmed e exigido que a denominação “branqueadora” fosse eliminada das embalagens, por ser "enganosa”, não houve quaisquer consequências práticas.

Passados dois anos, e na sequência de uma denúncia por publicidade enganosa em pastas de dentes “branqueadoras”, da homóloga italiana, Altroconsumo, a autoridade da concorrência de Itália iniciou uma ação judicial contra a Henkel, a Unilever e a Colgate, por considerar que estas marcas usavam alegações que apenas podem ser atribuídas a tratamentos profissionais.

A Henkel e a Unilever aceitaram alterar as alegações, mas a Colgate não cedeu, por isso, a conhecida marca de produtos dentífricos foi agora condenada a pagar 500 mil euros de multa e a retirar a palavra ‘branqueadora’ dos seus produtos.

Por isso, aconselha a DECO, se quer ter dentes brancos as melhores pastas, para uso diário, "são as que combinam um bom desempenho na limpeza com baixa abrasividade". Além disso, ajuda (muito) "lavá-los, pelo menos, duas vezes por dia, durante dois minutos e passar duas horas sem comer após a escovagem".

Caso o seu sonho seja mesmo ter os dentes brancos, a associação considera que "o melhor é discutir o método a aplicar com o dentista, tendo em conta que nenhum é definitivo e que é normal os dentes amarelecerem à medida que a idade avança".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório