Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

"Há países que têm várias línguas, Portugal tem uma língua"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou hoje a importância da língua portuguesa para a projeção de Portugal no mundo, durante uma visita oficial à China, onde 25 universidades têm licenciaturas em português.

"Há países que têm várias línguas, Portugal tem uma língua"
Notícias ao Minuto

10:55 - 28/04/19 por Lusa

País Declarações

"Não é possível separar Portugal da língua portuguesa. Há países que têm várias línguas, Portugal tem uma língua, fundamental para a sua projeção no mundo", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, num encontro com professores e agentes literários chineses.

Citando Fernando Pessoa - "a língua portuguesa é a pátria portuguesa" - o Presidente disse querer que "a relação entre China e Portugal seja excelente não apenas na economia e nos contactos sociais, mas também na cultura".

"Queria agradecer tudo o que têm feito pela língua portuguesa" afirmou, perante representantes de editoras chinesas como a CITIC, Comercial Press e Archipel, e responsáveis pelo ensino do português em universidades de Pequim e Xangai.

Até 1999, apenas a Universidade de Estudos Internacionais de Pequim e a Universidade de Estudos Internacionais de Xangai tinham licenciaturas em português.

Desde então, as instituições de ensino superior da China Continental a incluir licenciaturas em português aumentaram de três para 25. No total, mais de 1.500 estudantes chineses frequentam agora cursos em português.

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou ainda que a língua portuguesa é "partilhada por muitos outros países e comunidades espalhadas pelo mundo", incluindo em Macau, território chinês outrora sob administração de Portugal.

"A ligação entre Portugal e a China é muito antiga e é muito intensa: conhecemo-nos muito bem e gostamos uns dos outros há muitos séculos", disse.

Marcelo Rebelo de Sousa está a realizar uma visita oficial à China, que inclui encontros com o homólogo chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro, Li Keqiang, e passagens por Pequim, Xangai e Macau.

Acompanhe todas as notícias de Marcelo Rebelo de Sousa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório