Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Sindicato aplaude integração dos 25 jornalistas precários na Lusa

O Sindicato dos Jornalistas saudou hoje o anúncio do Conselho de Administração da Lusa relativo à integração dos 25 trabalhadores precários nos quadros da empresa, acrescentando que continuará a acompanhar os casos de recurso dos trabalhadores que receberam parecer negativo.

Sindicato aplaude integração dos 25 jornalistas precários na Lusa
Notícias ao Minuto

20:39 - 26/04/19 por Lusa

País Media

Em comunicado, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) refere que "saúda o anúncio, conhecido hoje, que dá 'luz verde' à integração de 25 trabalhadores precários nos quadros da Lusa, à espera há meio ano".

O órgão lembra a nota da administração da Lusa, na qual, informou os trabalhadores que recebeu o despacho relativo à homologação do parecer da Comissão de Avaliação Bipartida (CAB) Cultura relativo aos trabalhadores em causa.

No mesmo comunicado, o sindicato salienta ainda o facto de, no plenário de hoje no parlamento, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, ter assumido que "todos os processos" relacionados com o Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP) na Lusa terem sido "concluídos".

O governante garantiu ainda que agora caberia à administração avançar com a integração dos trabalhadores nos quadros da agência de notícias.

Entretanto, o presidente do Conselho de Administração da Lusa, numa nota, anunciou que os 25 trabalhadores precários da agência que receberam 'luz verde' no âmbito do PREVPAP serão integrados com efeitos a partir de 24 de abril.

O organismo sindical lembra o "inexplicável atraso na efetivação da integração destes trabalhadores, cujo parecer positivo da (CAB) da Cultura para integração nos quadros da empresa remonta a novembro de 2018" e realça que agora "será feita finalmente justiça, o que muito se deve ao acompanhamento das organizações representativas dos trabalhadores da Lusa, entre as quais o Sindicato dos Jornalistas, mas, sobretudo, à resiliência e ao empenho de todos os jornalistas da Lusa requerentes" do PREVPAP, num total de meia centena.

A organização sindical garante que irá continuar a acompanhar os casos de recurso dos trabalhadores que receberam parecer negativo da CAB Cultura, sublinhando que só depois destes o processo estará concluído.

Ao longo da tarde, também a Comissão de Trabalhadores da Lusa (CT) manifestou, em comunicado, satisfação pelo parecer positivo que permite a integração dos 25 jornalistas precários, assim como a nota da administração na qual se assumia que iria avançar com os procedimentos o mais rápido possível.

A CT referia, no mesmo comunicado, que "deseja que esteja, de facto, para breve o encerramento deste processo e que a análise dos recursos interpostos possa ser mais célere e com resultados positivos para os jornalistas em causa".

Este órgão enalteceu a perseverança dos jornalistas em causa, que não baixaram os braços e não desistiram de lutar pelos seus direitos. Sem esquecer "ainda a solidariedade espontânea e transversal que se seguiu dos trabalhadores da Lusa".

Pela mesma opinião alinhou o Conselho de Redação da Agência Lusa, cujos elementos disseram, numa nota, que "congratulam-se com a decisão hoje anunciada e há muito esperada da regularização dos vínculos de 25 jornalistas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório