Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Condenadas em Aveiro sete pessoas a penas efetivas por tráfico de droga

O Tribunal de Aveiro condenou hoje a penas efetivas sete dos 11 arguidos envolvidos num processo relacionado com o tráfico de droga, aplicando penas suspensas aos restantes.

Condenadas em Aveiro sete pessoas a penas efetivas por tráfico de droga
Notícias ao Minuto

13:05 - 26/04/19 por Lusa

País processo

O coletivo de juízes deu como provado que sete arguidos cometeram o crime de tráfico de estupefacientes na forma agravada, pelo facto de a droga ter sido distribuída por "um grande número" de pessoas.

A pena mais gravosa foi aplicada ao cabecilha do grupo, que foi condenado a oito anos e meio de prisão, por um crime de tráfico de estupefacientes agravado, e dois anos por um crime de detenção de arma proibida, tendo-lhe sido aplicada uma pena única de nove anos de prisão, em cúmulo jurídico.

O tribunal condenou ainda outros quatro indivíduos, que seriam os seus colaboradores diretos, a penas que variam entre os seis anos e meio e seis anos e nove meses de prisão.

Além do crime de tráfico agravado, um destes arguidos também foi condenado por um crime de condução sem carta.

Outros três arguidos que não tinham ligação a este grupo, mas que compravam a droga ao principal arguido, foram punidos, dois deles com penas efetivas de cinco anos e meio e seis anos de prisão, e um outro com uma pena suspensa de quatro anos.

Finalmente, a mãe do principal arguido e duas outras mulheres foram condenadas a penas suspensas, que variam entre quatro anos e três meses e quatro anos e meio de prisão.

Durante a leitura do acórdão, a juíza presidente explicou ainda que três dos arguidos beneficiaram de uma atenuação especial da pena por terem menos de 21 anos à data dos factos.

O principal arguido encontra-se detido a cumprir uma pena à ordem de outro processo e há ainda quatro arguidos que vão continuar em prisão preventiva até ao trânsito em julgado da decisão.

Os restantes dois arguidos que foram condenados e penas efetivas vão continuar sujeitos à medida de coação de apresentações periódicas às autoridades policiais.

Os suspeitos foram detidos a 26 de outubro de 2017, durante uma operação realizada em vários locais do distrito de Aveiro, que culminou com a apreensão de 59 quilos de haxixe (cerca de 118 mil doses), 2.600 doses de liamba e 266 doses de cocaína.

Foi ainda apreendido diverso material relacionado com a atividade criminosa, designadamente sete viaturas ligeiras, duas moto-quatro, 27 mil euros em dinheiro, duas armas de fogo, oito armas brancas, munições de vários calibres, uma besta, 23 telemóveis e cinco computadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório