Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Investigadores do Algarve descobrem novos tratamentos para vários tumores

Investigadores do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve (UAlg) participaram na descoberta de uma proteína que pode levar a novos tratamentos contra diversos tipos de tumores, anunciou hoje a universidade.

Investigadores do Algarve descobrem novos tratamentos para vários tumores
Notícias ao Minuto

14:23 - 24/04/19 por Lusa

País CBMR

Em comunicado, a UAlg adianta que a equipa, liderada por Patrícia Madureira, descobriu que a proteína anexina A2 (ANXA2) desempenha um papel importante na regulação de uma das principais vias de sinalização celular - a via PI3K/AKT - envolvida no desenvolvimento e promoção de diversos tipos de tumores.

Segundo os investigadores, a pesquisa permite desvendar novos mecanismos moleculares e celulares que regulam as células cancerígenas, uma vez que a via PI3K/AKT se encontra hiperativa numa grande variedade de tumores, como o cancro da mama, do pulmão, do cólon, melanoma e o glioblastoma (o mais mortífero tumor cerebral).

"Este trabalho assume-se, assim, como um importante passo para a identificação de novos alvos terapêuticos e pode conduzir, no futuro, ao desenvolvimento de novas terapias contra o cancro", indica a universidade do Algarve.

Os investigadores descobriram que a interação entre as proteínas ANXA2 e PTEN funciona como inibidor da via PI3K/AKT, tendo a equipa demonstrado ainda que a proteína ANXA2 regula, de forma inversa, uma outra proteína, a peroxiredoxina 2 (PRDX2), o que permite evitar o stress oxidativo que pode levar à morte celular ou provocar mutações a nível do ADN, causando a formação desenvolvimento de tumores.

De acordo com a UAlg, o trabalho dos investigadores foi escolhido como capa da revista científica Cancers, uma das principais publicações internacionais na área da investigação do cancro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório