Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

José Sócrates? "Não debato com criminosos pela televisão"

Numa entrevista concedida à Record TV Europa, Sérgio Moro recusou-se a tecer comentários relativamente a José Sócrates, que o definiu como “ativista político disfarçado de juiz”.

José Sócrates? "Não debato com criminosos pela televisão"
Notícias ao Minuto

23:27 - 23/04/19 por Notícias Ao Minuto

Política Sérgio Moro

O ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Sérgio Moro, reagiu de forma cáustica, em entrevista à Record TV Europa, exibida esta terça-feira no programa ‘Fala Portugal’, às críticas de José Sócrates.

“Em relação à pessoa em particular, eu não debato com criminosos pela televisão. Então, não vou fazer mais comentários”, atirou o governante brasileiro, quando desafiado a comentar as declarações do antigo primeiro-ministro português.

Sérgio Moro, sublinhe-se, está em Portugal no âmbito do VII Fórum Jurídico de Lisboa, e teceu alguns comentários sobre a Operação Marquês, dizendo que tanto em Portugal como no Brasil há “dificuldades institucionais” para fazer avançar este tipo de processo.

“O que observo à distância no caso do ex-primeiro-ministro português é que há um trabalho, têm sido feito esforços consideráveis para o apuramento de provas e para processar, mas, segundo algumas autoridades portuguesas com que falei, não há previsão de término desse processo", disse aos jornalistas.

José Sócrates comentou estas afirmações acusando o Brasil de viver uma “desonesta instrumentalização do seu sistema judicial ao serviço de um determinado e concreto interesse político”. Segundo o ex-primeiro-ministro, isto “é o que acontece quando um ativista político atua disfarçado de juiz”, numa alusão clara a Moro.

José Sócrates referiu ainda que o atual ministro brasileiro, enquanto juiz, validou “ilegalmente uma escuta telefónica” entre a então Presidente da República, Dilma Roussef, e o seu antecessor na chefia do Estado brasileiro, Lula da Silva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório