Meteorologia

  • 25 JUNHO 2019
Tempo
21º
MIN 19º MÁX 22º

Edição

Ministro destaca criação de resposta de proteção civil no âmbito da CPLP

O ministro da Administração Interna disse hoje que os recentes acontecimentos em Moçambique "transformaram ainda mais numa necessidade" a criação de uma resposta de proteção civil e ajuda humanitária no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Ministro destaca criação de resposta de proteção civil no âmbito da CPLP

Esta resposta global no seio da CPLP vai ser um dos assuntos em destaque na V Reunião dos Ministros do Interior e da Administração Interna da CPLP, que se realiza na quarta-feira na capital de Cabo Verde.

"Um dos temas essenciais é o sistema de resposta conjunto no domínio da proteção civil e do apoio humanitário que os recentes acontecimentos em Moçambique transformaram ainda mais numa necessidade e numa prioridade de ação das forças no âmbito de uma resposta global no âmbito da CPLP", disse Eduardo Cabrita, que vai estar presente quarta-feira na reunião.

Já na segunda-feira, o ministro da Administração Interna de Cabo Verde tinha anunciado a criação de "mecanismos de intervenção coordenada", no âmbito da CPLP, que respondam prontamente em situações de emergência humanitária, como a que recentemente atingiu Moçambique.

"A questão das alterações climáticas e dos desafios que se colocam aos países insulares e costeiros tem merecido uma preocupação no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A catástrofe natural em Moçambique espoletou ainda mais esta preocupação", disse Paulo Rocha, em declarações aos jornalistas na cidade da Praia.

Este modelo de cooperação vai ter em conta a preocupação causada pelo ciclone Idai que atingiu Moçambique, mas não só.

Eduardo Cabrita participou hoje de manhã na sessão de abertura da conferência "Estado de Direito e Segurança", iniciativa organizada pelas comissões parlamentares de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e de Defesa Nacional, em parceria com o Grupo de Reflexão Estratégica sobre Segurança (GRES) da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório