Meteorologia

  • 23 MAIO 2019
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 19º

Edição

Novo estatuto da Polícia Judiciária deixa de fora 700 trabalhadores

Acusação feita pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais.

Novo estatuto da Polícia Judiciária deixa de fora 700 trabalhadores
Notícias ao Minuto

20:28 - 22/04/19 por Natacha Nunes Costa 

País Federação

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais acusou, esta segunda-feira, o Governo de impor um novo estatuto da Polícia Judiciária (PJ) que deixa de fora 700 trabalhadores e exigiu uma reunião com a Ministra da Justiça para a abertura de um processo negocial.

De acordo com um comunicado enviado pela Federação Nacional ao Notícias ao Minuto, o primeiro-ministro António Costa anunciou, no passado dia 2 de abril, a criação de três carreiras especiais para a PJ, contudo, “não disse que o Governo vai promover a divisão entre as atuais funções especificas que dão apoio à investigação criminal, nem que dos cerca de 2300 funcionários que a PJ tem, 700 ficarão de fora das carreiras específicas”.

Para a Federação Nacional, o que o Executivo pretende é “integrar na carreira proposta de Especialista Forense os trabalhadores atualmente colocados em quatro carreiras com especificidades e graus de complexidade diferentes com efetivas funções de realização de perícias ou outros exames”.

Além disso, segundo o mesmo documento, o Governo de António Costa está a “impor a passagem a carreiras gerais da Administração Pública aos restantes trabalhadores que atualmente exercem também funções de apoio à IC, desvalorizando a especificidade e confidencialidade exigidas” aos inspetores da PJ.

Esta imposição e discriminação vai, prevê a Federação Nacional, vai criar “instabilidade” na PJ porque põe em causa a credibilidade que se exige a uma instituição como esta.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório