Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Portugal e Geórgia vão aprofundar turismo entre os dois países

Portugal e a Geórgia querem aumentar o turismo entre os dois países, tendo os ministros dos Negócios Estrangeiros de ambos assinado hoje um acordo para aumentar a cooperação e reafirmar o apoio português à integridade territorial daquele Estado.

Portugal e Geórgia vão aprofundar turismo entre os dois países
Notícias ao Minuto

14:46 - 22/04/19 por Lusa

País Santos Silva

"Temos excelentes relações diplomáticas e políticas e estamos a aumentar as nossas relações em áreas como a economia, a cultura e a educação", afirmou o ministro português Augusto Santos Silva, no decorrer da cerimónia de assinatura do acordo.

"Assinar este acordo de cooperação no turismo é um passo muito importante para melhorar a nossa relação económica", acrescentou.

"Portugal e a Geórgia são países com muitos recursos naturais, paisagens lindas, heranças culturais muito importantes e boa qualidade de pessoas. Por isso vamos agora cooperar mais em termos de formação e desenvolver trabalhos relativos ao turismo", explicou Santos Silva

Também o responsável pelos Negócios Estrangeiros da Geórgia, David Zalkaliani, se mostrou satisfeito com o acordo, lembrando que os dois países "têm muito em comum" e localizam-se "nos extremos opostos da Europa".

Referindo estar feliz por estar em Portugal, David Zalkaliani elogiou o país como berço do poeta Luís de Camões.

A reunião que os dois responsáveis tiveram hoje de manhã serviu também para Portugal reafirmar a sua posição de apoio às reivindicações da Geórgia sobre os territórios da Abecásia e da Ossétia do Sul.

Os dois territórios autoproclamaram-se repúblicas independentes em 2008, mas a maioria dos países da ONU considera-os parte integrante da Geórgia.

"Gostava de reafirmar a posição portuguesa a favor da integridade territorial e soberania da Geórgia. E [também] a nossa posição que favorece muito a cooperação entre a Geórgia e a União Europeia e a NATO", referiu Augusto Santos Silva.

Posição elogiada pelo homólogo georgiano que se referiu a Portugal como "um parceiro de confiança no fórum internacional".

"Esperamos continuar a contar com o vosso apoio à soberania", afirmou.

Segundo David Zalkaliani, as relações da Geórgia com a União Europeia e com a NATO também fizeram parte da reunião dos dois diplomatas, referindo que a Geórgia "nunca esteve tão perto" da UE como está hoje.

A Geórgia celebra este ano o 10.º aniversário da Parceria Oriental com a UE -- associação política e económica com seis países parceiros da Europa Oriental e do Sul do Cáucaso (além da Geórgia, a Arménia, o Azerbaijão, a Bielorrússia, a República da Moldávia e a Ucrânia).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório