Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Médicos do Centro desafiam Governo a publicar listas de espera

A Ordem dos Médicos do Centro (OMC) desafiou hoje o Ministério da Saúde a revelar publicamente as listas de espera dos hospitais da região, clamando por "uma real transparência" no Sistema Nacional de Saúde (SNS).

Médicos do Centro desafiam Governo a publicar listas de espera
Notícias ao Minuto

18:26 - 18/04/19 por Lusa

País OMC

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos baseia as suas reivindicações "nas graves falhas" que diz terem sido detetadas pelo Tribunal de Contas e pelo Grupo Técnico Independente no relatório Avaliação dos Sistemas de Gestão do Acesso a Cuidados de Saúde no Serviço Nacional de Saúde.

"Foram encontradas adulterações das listas de espera para consultas e usados indevidamente mecanismos para mudar datas de inscrição para cirurgias", denuncia a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, que exorta o Ministério da Saúde a revelar qual é a verdadeira dimensão das listas de espera em cada um dos hospitais da região Centro.

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, diz, em nota enviada à agência Lusa, "que é preciso que exista verdade num processo que foi manchado pela alteração administrativa da lista de espera".

Essa "verdade" surge como essencial para encaminhar os doentes para as unidades de saúde, refere Cortes.

"Estamos perante uma situação de enorme gravidade, que já tinha sido detetada pelo Tribunal de Contas e agora por uma comissão independente cujo relatório foi sonegado durante seis meses pelo próprio Ministério da Saúde. As pessoas deixam de ter confiança no Ministério da Saúde quando são enganadas desta forma inadmissível", avisa.

O médico refere que a "situação não poderá ficar impune, caso contrário todo o sistema ficará completamente desacreditado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório