Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Feira garante que socorro pelos Bombeiros de Lourosa está garantido

A Câmara de Santa Maria da Feira garantiu hoje que a corporação de bombeiros de Lourosa está apta a garantir socorro embora os seus 52 voluntários tenham suspendido a atividade na segunda-feira, em protesto contra a atual direção.

Feira garante que socorro pelos Bombeiros de Lourosa está garantido
Notícias ao Minuto

15:47 - 17/04/19 por Lusa

País Combustíveis

Em comunicado, a autarquia informa que foi essa a conclusão da reunião que levou o presidente da Câmara, Emídio Sousa, e o vereador com o pelouro da Proteção Civil, Vítor Marques, a analisarem o tema com o comandante Operacional Distrital de Aveiro, António Ribeiro.

"Concluiu-se que o serviço de socorro será assegurado pelos elementos do corpo ativo dos Bombeiros de Lourosa que se mantêm em funções e que, em casos mais graves, será garantido o reforço pelas corporações vizinhas, cabendo ao comando distrital a responsabilidade de operacionalizar e mobilizar os meios, se necessário", diz a Câmara Municipal.

Em causa está a instabilidade que se vive na corporação de Lourosa desde que em meados de março o respetivo comando renunciou ao cargo em protesto contra a não recondução de dois adjuntos.

A associação humanitária da corporação disse esta manhã que esteve disponível para voltar atrás na decisão e que isso só não aconteceu por indisponibilidade do comando, mas o porta-voz dos 52 bombeiros que suspenderam o serviço mantém as críticas à má gestão da direção, afirmando que os operacionais não assalariados só regressarão ao trabalho quando os atuais dirigentes renunciarem aos cargos ou forem destituídos em assembleia-geral.

Atualmente encontram-se ao serviço na corporação 16 bombeiros profissionais.

Entretanto, começou a circular na rede social Facebook a convocatória para uma manifestação na sexta-feira, às 15:00, exigindo "a demissão do presidente e o regresso dos bombeiros".

Na página do evento, 112 utilizadores já manifestaram a intenção de comparecer na iniciativa e outros 295 dizem-se interessados na mesma.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório