Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Torres Vedras quer criar fundo para apoiar reconstrução de Notre-Dame

'Fundo Municipal 5.10.15' é o nome da iniciativa da Câmara de Torres Vedras e o objetivo é que os municípios participem com donativos mediante o número de habitantes. Proposta já foi enviada para o Governo e para a Presidência da República.

Torres Vedras quer criar fundo para apoiar reconstrução de Notre-Dame
Notícias ao Minuto

12:22 - 17/04/19 por Melissa Lopes

País Inciativa

A Câmara Municipal de Torres Vedras quer criar um fundo para apoiar a reconstrução da Catedral de Notre-Dame de Paris, em França, depois do incêndio que deflagrou na segunda-feira no monumento histórico.

Esta iniciativa de apoio foi decidida em reunião de Câmara, esta terça-feira. ‘Fundo Municipal 5.10.15 Portugal por Notre-Dame’ é o nome da iniciativa, na qual os municípios poderão contribuir com cinco mil euros, no caso de municípios que têm entre cinco e 20 mil habitantes, dez mil euros, no caso de municípios com entre 20 e 100 mil habitantes, e 15 mil euros, para municípios com mais de 100 mil habitantes, explica a autarquia em comunicado.

O fundo em causa, propõe a Câmara de Torres Vedras, deverá ser gerido pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e pelo Ministério da Cultura, cabendo à associação definir os valores adequados a disponibilizar.

Os municípios poderão contribuir até ao dia 31 de dezembro, com o valor angariado a ser entregue ao Governo francês, na Câmara Municipal de Paris, no dia 2 de janeiro de 2020.

A autarquia da conta de que a proposta de criação do 'Fundo Municipal 5.10.15 Portugal por Notre-Dame'  já foi remetida à ministra da Cultura, assim como ao primeiro-ministro, ao Presidente da República, ao presidente da Assembleia da República e à Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Além da mobilização dos municípios portugueses, a Câmara Municipal de Torres Vedras pretende que a iniciativa seja difundida junto de todos os estados-membro da União Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório