Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Sindicato diz que MAI está disponível para rever subsídios dos polícias

O ministro da Administração Interna manifestou hoje à Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) abertura para resolver algumas questões essenciais para os polícias, como a criação do subsídio de risco.

Sindicato diz que MAI está disponível para rever subsídios dos polícias
Notícias ao Minuto

20:21 - 15/04/19 por Lusa

País PSP

No final da reunião com o ministro Eduardo Cabrita, o presidente da ASPP/PSP, Paulo Rodrigues disse à agência Lusa que o Ministério da Administração Interna (MAI) vai criar três grupos de trabalho para rever os vários suplementos atribuídos aos policias, para criar condições de fiscalização da saúde e segurança no trabalho e sobre as entradas e saídas de elementos na PSP.

No caso da revisão dos suplementos, estão em causa os subsídios de turno, patrulha, comando, especial de polícia, investigação criminal e a criação do subsídio de risco.

O presidente da ASPP/PSP afirmou que outro dos grupos de trabalho tem por objetivo chegar a um consenso sobre os recursos humanos na PSP, nomeadamente sobre as saídas e entradas.

Segundo o presidente do maior sindicato da PSP, cerca de 3.000 polícias reúnem as condições em 2020 para entrarem na pré-reforma e, destes, mais de 1.000 na aposentação.

"Começa a ser difícil gerir esta situação", precisou.

Paulo Rodrigues explicou que os três grupos de trabalho vão ser constituídos por membros do Governo e dirigentes sindicais, tendo a ASPP manifestado disponibilidade para participar nestes grupos, mas exigiu ao ministro que a constituição e os resultados sejam rápidos.

"O ministro apresentou abertura para concretizar alguns assuntos, vamos ver se isso se concretiza", afirmou, alertando para novas ações de luta caso os grupos de trabalho não comecem a trabalhar rapidamente.

A criação do subsídio de risco, aumento das listas da pré-reforma e revisão dos vários suplementos são três dos principais pontos do caderno reivindicativo entregue pela ASPP/PSP no final de fevereiro ao ministro da Administração Interna e que estiveram hoje em discussão na reunião.

O ministro reúne-se também hoje com a plataforma dos 11 sindicatos da PSP, que em 13 de março organizou uma manifestação de polícias e entregou depois um caderno reivindicativo no MAI.

Esta plataforma exige a recuperação dos 12 anos em que as carreiras estiveram congeladas, entre 2005 e 2017, um regime de aposentação e pré-aposentação adequado à profissão policial e o subsídio de risco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório