Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Gagos, carecas, desdentados (e não só) não podem ser guardas florestais

Lista de requisitos é extensa e considerada discriminatória.

Gagos, carecas, desdentados (e não só) não podem ser guardas florestais
Notícias ao Minuto

12:18 - 15/04/19 por Melissa Lopes

País Concurso

O concurso para guardas florestais cujo despacho foi publicado a 26 de fevereiro em Diário da República estabelece, por exemplo, que gagos, carecas, desdentados não podem candidatar-se. A lista de fatores de exclusão – que conferem “inaptidão física” - é extensa e até já teve honras humorísticas na televisão. 

Ter tatuagens, ter mais de quatro dentes com cáries por tratar, ter cancro, ter deformidades, cicatrizes, alterações da pigmentação, ter hepatite, hemorróidas volumosas, e muitas outras condições, são igualmente fatores de exclusão deste concurso para guarda florestal.  

À RTP, o representante sindical dos guardas florestais contestou o que considera ser uma “discriminação”.

“É no mínimo ridículo. No século XXI haver estes condicionalismos para a admissão de trabalhadores, seja para que categoria profissional for, acho que está completamente fora de tempo. (...) E é um sinal que o Estado passa para a sociedade não de inclusão mas sim de discriminação", afirmou. 

O Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou, entretanto, que o concurso vai ser prolongado por mais dez dias, dando a possibilidade a grávidas e seropositivos de se candidatarem, a única alteração aos requisitos do concurso.

O MAI reconhece que a tabela de critérios deve ser reavaliada. “Foram considerados os critérios que constam das regras de seleção para as Forças Armadas e nas Forças de Segurança, cuja legalidade está a ser apreciada e será submetida a pelo MAI ao Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República", fez saber a tutela à estação pública. 

Este é o primeiro concurso desde que os guardas florestais pertencem à GNR e o primeiro em 13 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório