Mais uma pessoa detida na Operação Firework II. Ao todo já são 10

Suspeitos rotulavam artigos de pirotecnia mais perigosos como de baixa perigosidade para poderem aumentar as capacidades de armazenamento e transporte.

Notícia

© Global Imagens

Natacha Nunes Costa
13/04/2019 09:41 ‧ 13/04/2019 por Natacha Nunes Costa

País

Pirotecnia

Na passada quinta-feira, a PSP deteve 10 pessoas, nove homens e uma mulher, em diversos distritos de Portugal continental e região autónoma da Madeira, pelos crimes de tráfico de produtos explosivos, detenção de artigos de pirotecnia e falsificação de documentos.

De acordo com um comunicado enviado pelas autoridades ao Notícias ao Minuto, durante a operação, à qual a PSP deu o nome de Firework II, foram executados sete mandados de detenção fora de flagrante delito, cinco mandados de busca domiciliária e oito não domiciliária.

Os suspeitos foram detidos por rotular artigos de pirotecnia mais perigosos como de baixa perigosidade, aumentando assim as capacidades de armazenamento e de transporte, o que resultava na tentativa de fuga ao licenciamento da PSP.

Esta rotulagem falsa coloca os cidadãos que circulam nas estradas junto aos locais de armazenamento dos explosivos, ou que assistem a espetáculos pirotécnicos em perigo.

Além das detenções, os agentes apreenderam 52 873 artigos pirotécnicos, 240 quilos de pólvora, 70 mil euros em dinheiro e ainda selaram nove paióis em três locais distintos “por ser impraticável a contabilização do material apreendido”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas