Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Morreu a cantora Dina. Tinha 62 anos

É autora de vários sucessos, incluindo 'Há sempre música entre nós' e 'Amor de Água Fresca'. A informação foi avançada pela RTP3.

Morreu a cantora Dina. Tinha 62 anos
Notícias ao Minuto

11:34 - 12/04/19 por Filipa Matias Pereira com Lusa

País Óbito

A cantora Dina, autora de vários sucessos, entre eles 'Há sempre música entre nós' e 'Amor de água fresca', morreu aos 62 anos. A informação foi inicialmente avançada pela RTP3. 

O velório realiza-se a partir das 17h00 desta sexta-feira na Igreja Paroquial de São Tomás de Aquino, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte próxima da família. Segundo a mesma fonte, o funeral, reservado a familiares e amigos da cantora, está marcado para as 14h00 de sábado, no Cemitério dos Olivais.

Recorde-se que a cantora que representou Portugal na Eurovisão lutava, desde 2006, contra uma fibrose pulmonar. Dina morreu esta quinta-feira à noite no Hospital Pulido Valente, em Lisboa. 

Conhecida por Dina, Ondina Maria Farias Veloso nasceu a 18 de junho de 1956, em Carregal do Sal, Viseu. E foi precisamente na terra natal onde, pela primeira vez, teve o primeiro contacto com a música. 

Depois de participar em algumas peças de teatro na adolescência, começou a compor e em 1975 integrou a formação do grupo 'Quinteto Angola', onde deu voz às suas músicas. 

Foi mais tarde, em março de 1980, que Dina chegou ao pequeno ecrã e ficaria para sempre timbrada na memória dos portugueses ao participar no XVII Festival RTP da Canção. Apresentou, na altura, o tema da sua autoria 'Guardado em Mim'. 

Já a música que marcou várias gerações, 'Há sempre música entre nós', foi lançada em 1981. Concorreu ao Festival RTP da Canção de 1982 com as canções 'Em Segredo' e 'Gosto do Teu Gosto', conseguindo alcançar o 6.º lugar. 

E foi em 1992 que venceu o Festival RTP da Canção com o tema 'Amor de Água Fresca', editado em 1988. 

Ficou ainda celebrizada por ter composto bandas sonoras de novelas como 'Vila Faia', 'Filha do Mar' e 'Sonhos Traídos'. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório