Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

João Ataíde suspende mandato na câmara para integrar Governo

O presidente da Câmara da Figueira da Foz, João Ataíde, anunciou a suspensão do mandato autárquico para integrar o Governo como secretário de Estado do Ambiente, cuja tomada de posse está agendada para as 18:00 de hoje.

João Ataíde suspende mandato na câmara para integrar Governo
Notícias ao Minuto

15:15 - 11/04/19 por Lusa

País Figueira da Foz

"Com a mesma ponderação e responsabilidade com que abracei este desafio [autárquico], decidi aceitar o convite para continuar a servir a causa pública na administração central, na certeza de que a equipa que me acompanhou está em condições de assegurar a continuidade de uma gestão [municipal] competente, transparente e rigorosa", declarou hoje João Ataíde, após o seu último ato autárquico.

Ataíde, que falava nos Paços do Concelho da Figueira da Foz, depois da apresentação da fase final do Campeonato da Europa de Futebol de Praia 2019 e 2020, salientou que a sua decisão "fecha um ciclo duro, mas estimulante", de 10 anos de presidência de Câmara em que sai com "sentido de dever cumprido".

"Em 2009, decidi sacrificar a minha vida pessoal para me dedicar por inteiro à Figueira e às figueirenses, com um projeto de futuro centrado nas pessoas, na transparência e controlo das contas municipais e na credibilização da autarquia", disse o antigo juiz.

Numa declaração no salão nobre, João Ataíde recordou que o seu executivo herdou "uma Câmara que apresentava níveis de endividamento que colocavam em causa o bom nome da Figueira junto dos fornecedores, instituições e parcerias".

"Num dos períodos mais difíceis da história do país, vivemos uma época de grande transformação e de progresso, com obra realizada, contas certas e transparentes e uma acentuada melhoria da imagem exterior da Figueira da Foz. Foi um trabalho duro e difícil, mas conseguimos recuperar a confiança através de um plano de reestruturação financeira e organização funcional de serviços, servindo melhor os munícipes com menos recursos", sublinhou.

Questionado pelos jornalistas sobre uma alegada quebra de compromisso com a Figueira da Foz, João Ataíde respondeu que o seu compromisso "é com a causa pública" e que nestes desempenhos "não se podem negar estes convites".

"Comprometi-me com a Figueira da Foz, mas compreendo que este desafio que me é lançado obriga-me também a ter disponibilidade para o desempenho destas funções", disse o futuro governante.

O antigo juiz João Ataíde, que presidia à Câmara Municipal da Figueira da Foz desde 2009, será o novo secretário de Estado do Ambiente e tomará posse hoje às 18:00, anunciou na segunda-feira a Presidência da República.

Carlos Monteiro, até agora segundo do executivo, vai assumir o cargo de presidente da Câmara da Figueira da Foz.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório