Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Universidade de Lisboa integra rede que quer cursos transeuropeus

A Universidade de Lisboa assina hoje um acordo com seis instituições congéneres europeias para criar um campus interuniversitário para estudantes e cientistas, "com uma qualidade de alto nível", tendo também como objetivo a criação de cursos transeuropeus.

Universidade de Lisboa integra rede que quer cursos transeuropeus
Notícias ao Minuto

06:22 - 11/04/19 por Lusa

País Engenharia

O protocolo é assinado em Lisboa, no 'campus' da Alameda do Instituto Superior Técnico (IST), com o objetivo de criar uma rede de ensino superior de engenharia na Europa, e vai integrar sete instituições numa aliança denominada UNITE! (University Network for Innovation, Technology and Engineering, na denominação em inglês).

A rede UNITE! Integra, segundo a informação disponibilizada pelo IST, a Aalto University (Finlândia), o KTH Royal Institute of Technology (Suécia), o Grenoble Institute of Technology (França), o Polytechnic University of Turin (Itália), o Polytechnic University of Catalonia (Espanha), a Universidade de Lisboa (Portugal) e a Technische Universität Darmstadt (Alemanha), que, em conjunto, "têm mais de 167.000 alunos inscritos e anualmente formam 36.700 graduados".

"A Aliança denominada UNITE! é coordenada pela TU Darmstadt. As sete universidades que integram este consórcio têm como objetivo utilizar esta aliança para criar um Campus Interuniversitário Europeu para estudantes e cientistas, ao mesmo tempo que integram regiões e empresas, criando assim cursos transeuropeus de formação, cooperação científica na formação e investigação e transferências de conhecimento internacional", refere uma nota de imprensa do IST, que acrescenta que o 'campus' pretende oferecer "oportunidades únicas de formação para estudantes e professores".

A mesma nota refere que "o objetivo é que esta rotina de cooperação esteja a funcionar em pleno até 2025".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório