Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Universidade de Coimbra estuda funcionamento em rede do cérebro

Investigadores da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) realizaram um estudo sobre o funcionamento em rede do cérebro, que mereceu publicação na revista científica Cortex, foi hoje anunciado.

Universidade de Coimbra estuda funcionamento em rede do cérebro
Notícias ao Minuto

10:03 - 10/04/19 por Lusa

País Investigação

O estudo, que contou com a colaboração de um investigador da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, usou estimulação neuronal não invasiva para temporariamente modificar as representações neuronais numa área e a ressonância magnética funcional para medir as respostas neuronais nas restantes áreas neuronais pertencentes à mesma rede.

Os investigadores mostraram que "o processamento de informação numa área do cérebro dita não só a própria organização desta como também a organização da informação em áreas fisicamente distantes, que processam informações sobre o mesmo tipo de objetos", resume uma nota da Universidade de Coimbra.

"Mostrámos de forma causal que o processamento numa área neuronal está dependente de áreas que estão a processar informação sobre o mesmo tipo de objetos", diz Jorge Almeida, o investigador principal, acrescentando que "estas áreas não só recebem informação sensorial de áreas sensoriais, mas o seu processamento é também determinado pelo que está a ser processado noutras áreas, muito possivelmente como parte integrante do nosso esforço em compreendermos o nosso mundo, e reconhecermos os objetos no nosso dia-a-dia".

Jorge Almeida refere ainda que este avanço poderá também ter implicações no uso de técnicas de estimulação não invasivas.

Este estudo mostrou ser possível estimular uma área neuronal e modificar outra área que se encontra em local diametralmente diferente.

"Este tipo de efeitos a que nós chamamos de distais são muito importantes, pois poderão permitir estimular áreas de forma indireta que não são passivas de serem estimuladas diretamente".

Jorge Almeida doutorou-se pela Universidade de Harvard em Psicologia (vertente de Cognição, Cérebro e Comportamento), em 2011, e é professor associado da FPCEUC e investigador do CINEICC (Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental), desde 2013. Foi também fundador do Proaction Laboratory (Laboratório para a Perceção e Reconhecimento de Objetos e Ações), do qual é diretor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório