Meteorologia

  • 19 MAIO 2019
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 19º

Edição

ISCTE. Aliviar o stress em boneco negro está a gerar polémica

A controvérsia começou quando um docente daquela instituição de ensino partilhou uma imagem do boneco nas redes sociais.

ISCTE. Aliviar o stress em boneco negro está a gerar polémica

Numa iniciativa de marketing, a empresa Smash It Room colocou um boneco no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa para que os alunos e os professores da instituição possam aliviar o stress, batendo-lhe com um taco de basebol.

Até aqui nada demais. Porém, o facto de o boneco ser negro e ter um papel colado onde está escrito ‘bate-me’ está a gerar polémica.

Tudo começou com uma publicação do professor universitário Miguel Vale de Almeida que, no seu perfil de Facebook, descreveu a iniciativa como uma “escolha ou ignorância inadmissíveis”.

“Isto é pura e simplesmente inaceitável”, escreveu o ex-deputado da Assembleia da República, afirmando que “ainda ontem, num outro evento (…) que recebe alunos do 12.º ano, os vários departamentos de ciências sociais apresentaram como as diferentes disciplinas ajudam no combate ao racismo”, escreveu o professor, referindo que já apresentou queixa junto das autoridades universitárias.

Contactado pelo Notícias ao Minuto, um dos sócios-gerentes da Smash It Room – a empresa responsável pela colocação do boneco no ISCTE – desvalorizou a polémica, garantindo que o “boneco não é negro, é originalmente branco”.

“Ele está assim [negro] do uso porque o taco de basebol é preto e, por contaminação, o boneco foi escurecendo”, garantiu, explicando que “dá para ver perfeitamente que a cor negra é do uso e que não é pintada”.

César Lemos disse ainda que “não é, de forma nenhuma, a intenção da empresa ser prejudicial a qualquer raça” e que o boneco em causa é semelhante a tantos outros que se utilizam “na prática de artes marciais”.

“Dizer-se que quem bate nestes bonecos é racista é algo extremista”, considerou.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório