Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Aldeia de Gouveia quer ter o maior requeijão de leite de ovelha do mundo

A freguesia de Vila Franca da Serra, em Gouveia, anunciou hoje que quer entrar para o Livro dos Recordes do Guinness com a confeção do maior requeijão do mundo com leite de ovelha Serra da Estrela.

Aldeia de Gouveia quer ter o maior requeijão de leite de ovelha do mundo
Notícias ao Minuto

12:57 - 08/04/19 por Lusa

País Vila Franca da Serra

O desafio será realizado no domingo, pelas 15h30, no âmbito do programa da Feira Franca e Sabores da Nossa Terra, promovida pela Junta de Freguesia de Vila Franca da Serra.

Segundo o presidente da Junta, Carlos Pacheco, naquele dia a aldeia pretende confecionar o maior requeijão do mundo, apontando "para a meta" de uma unidade com 80 quilogramas de peso.

Para a feitura do requeijão gigante, a organização prevê utilizar "cerca de 600 litros de leite" de ovelha.

Segundo o autarca de Vila Franca da Serra, no concelho de Gouveia, no distrito da Guarda, o requeijão "é um produto genuinamente serrano, feito a partir do soro do leite de ovelha, constituindo-se numa massa cremosa que se come com prazer".

"Requeijão e queijo da Serra da Estrela são, aliás, dois produtos indissociáveis da fileira de produção de leite da ovelha bordaleira, feitos artesanalmente, e duas marcas singulares dos produtos endógenos da nossa região", lembra Carlos Pacheco em nota hoje enviada à agência Lusa.

O município de Gouveia integra a Região Demarcada de Produção de Queijo Serra da Estrela, que engloba áreas de 18 concelhos da Bacia Hidrográfica do Alto Mondego.

Segundo a nota, a iniciativa insere-se no âmbito do projeto 'Vila Franca da Serra - Aldeia Sustentável', promovido pela Junta de Freguesia com o apoio da Câmara Municipal de Gouveia.

O programa do evento inclui, para além da degustação daquele que pretende ser "o maior requeijão do mundo" (15h30), uma Feira Franca (09h00), uma oficina 'Aprender a fazer Farinheiros' (10h00) e um almoço da 'Desmancha do Porco' (12h00), entre outras iniciativas.

A animação musical estará a cargo do grupo de Concertinas de Nabais e da banda Batuta da Alegria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório