Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Médico trabalhou no privado em dias de baixa no público. Caso arquivado

A Inspeção-geral das Atividades em Saúde (IGAS) arquivou um processo disciplinar a um médico que realizou atividade em clínica privada em dias em que apresentou baixa no hospital público em que trabalha.

Médico trabalhou no privado em dias de baixa no público. Caso arquivado
Notícias ao Minuto

12:24 - 08/04/19 por Lusa

País IGAS

Na decisão, a que a agência Lusa teve acesso, a IGAS determina o arquivamento do processo "por não ter sido possível apurar factos suscetíveis de imputar infrações disciplinares".

A decisão foi tomada no início deste ano, mas o caso remonta a maio e junho de 2017, quando um médico do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) faltou quatro dias ao serviço apresentando atestado médico.

Contudo, em dois desses dias o médico otorrino esteve a trabalhar da parte da tarde em duas clínicas privadas, em regime de prestação de serviços.

O médico otorrinolaringologista estava "devidamente autorizado" a fazer clínica privada nas duas entidades para as quais trabalhava em regime de prestação de serviços e os atestados médicos não implicavam a permanência do trabalhador no domicílio.

A IGAS concluiu que "não houve sobreposição de horários entre a realização de clínica privada e o horário do CHULN", nos dias em que o médico estava de baixa e não foi trabalhar no hospital público.

O médico alegou à IGAS que estava devidamente autorizar a trabalhar nas unidades privadas, que não havia sobreposições com o horário de trabalho no CHULN e rejeitou qualquer irregularidade formal porque "o atestado não implicava a permanência no domicílio".

A situação apreciada pela IGAS, que, entretanto, foi arquivada, aconteceu nos dias 31 de maio de 2017 e 2 de junho de 2017, dias em que o médico faltou ao trabalho, mediante atestado, no hospital público, mas esteve a trabalhar da parte da tarde em clínicas privadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório