Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Chuva, neve, granizo e trovoada. Assim será o fim de semana

Más notícias para quem contava com o fim de semana para um passeio ao ar livre.

Chuva, neve, granizo e trovoada. Assim será o fim de semana
Notícias ao Minuto

08:27 - 06/04/19 por Patrícia Martins Carvalho

País Meteorologia

Abril, águas mil’, diz a sabedoria popular e, neste início de mês, podemos dizer que efetivamente se aplica ao estado atual do tempo.

Este fim de semana vai ficar marcado, de norte a sul do país, por períodos de “aguaceiros que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada”.

O alerta parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera que acrescenta, no seu site, que é esperada, para este sábado, “queda de neve nas terras altas do Norte e do Centro”, mais especificamente nas “zonas acima de 800/1000 metros”

Quanto ao céu, este estará “geralmente muito nublado” com o vento do quadrante oeste a soprar “moderado”, enquanto o do quadrante oeste soprará “moderado a forte com rajadas até 70km/h no litoral e até 80 km/h nas terras altas, em especial no Norte e Centro e até ao final da tarde”.

Tanto em Lisboa como no Porto são esperados “aguaceiros que poderão ser de granizo”, estando também prevista a ocorrência de trovoada.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 1º C e os 9º, fixando-se as máximas entre os 6º e os 17º.

No que diz respeito à agitação marítima está previsto que a ondulação aumente temporariamente para cinco a sete metros, podendo atingir os 10 a 12 metros de altura máxima entre a madrugada e o final da manhã de sábado no litoral a norte do Cabo Mondego e entre o início da manhã e início da tarde no litoral das regiões de Lisboa e de Leiria.

Recorde-se que o agravamento do estado do tempo durante este fim de semana levou, ontem, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a emitir um aviso à população.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório