Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Proteção Civil emite aviso: Fim de semana vai ser de chuva, neve e vento

Aviso inclui ainda o agravamento da agitação marítima.

Proteção Civil emite aviso: Fim de semana vai ser de chuva, neve e vento

A Proteção Civil lançou, na tarde desta sexta-feira, um aviso à população para o agravamento das condições meteorológicas durante os próximos três dias.

De acordo com o IPMA, prevê-se queda de neve persistente e com acumulação acima dos 800/1000m, nas regiões do Norte e Centro do país, com especial destaque para as zonas da Peneda-Gerês, Montesinho, Alvão-Marão, Montemuro e Serra da Estrela.

Além da neve, o IPMA prevê que também a chuva invada o território de Portugal continental este fim de semana, em especial nas regiões do litoral Norte e Centro, mas estendendo-se progressivamente às restantes regiões. Durante a tarde e noite de domingo, dia 7 de abril, entreve-se precipitação persistente na região do Minho e Douro Litoral e ainda condições de instabilidade com ocorrência de aguaceiros que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada.

A Proteção Civil alerta para a formação de gelo nos níveis mais baixos durante a noite e durante o dia em zonas mais sombrias.

Quanto ao vento, prevê-se que hoje vá de moderado a forte do quadrante Oeste no litoral a Sul do cabo Mondego e nas terras altas com rajadas até 70km/hora. Já no sábado e no domingo, prevê-se vento forte, com rajadas até 70 km/hora no litoral oeste e nas terras altas.

Está ainda prevista agitação marítima forte na costa ocidental até às 10 horas de domingo.

Face a estas previsões, a ANEPC alerta para situações de piso rodoviário escorregadio e formação de lençóis de água e gelo, possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, bem como inundação por transbordo de linhas de água, queda de estruturas e de ramos de árvores ou acidentes na orla costeira, entre outros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório