Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Inverno, és tu? Queda de neve pintou país de branco. E é para continuar

Chuva, queda de neve e muito frio. Afinal, o inverno ainda não se despediu de nós.

Notícias ao Minuto

12:30 - 05/04/19 por Melissa Lopes

País Clima

Para os fãs de Guerra dos Tronos, 'the winter is coming' - o inverno está prestes a chegar. Mas, fora da ficção, a realidade mostra que a estação mais fria do ano, afinal, ainda não cedeu completamente o seu lugar à primavera.

Os últimos dias têm sido marcados pelo regresso da chuva, da neve e do frio. E o fim de semana não trará nada de novo. Mais chuva e mais neve é a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

São já vários os relatos dos nevões que nas últimas horas têm pintado os pontos mais altos do país de branco. Na galeria acima, mostramos-lhe alguns registos fotográficos, designadamente em Arcos de Valdevez, na Serra do Soajo e no  Parque Nacional Peneda Gerês. 

O vídeo abaixo regista o nevão da noite passada na Serra de Montesinho, em Bragança. Devido à queda de neve, as estradas da Serra da Estrela foram encerradas esta sexta-feira. 

Abaixo, mais um registo da queda de neve, desta vez em Vila Pouca de Aguiar. 

.

Também neva em Marvão, no distrito de Portalegre (Alentejo): 

E em Pitões das Júnias:

Para este sábado, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado e aguaceiros, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada.

Prevista está também a queda de neve acima de 800/1.000 metros nas regiões Norte e Centro e vento moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) no litoral e nas terras altas, com rajadas até 65 km/h.

Os meteorologistas alertam ainda para a formação de gelo durante a madrugada em alguns locais do interior das regiões Norte e Centro.

Para domingo, o cenário não mudará de figura, estando prevista a ocorrência de aguaceiros e queda de neve acima de 800/1.000 metros nas regiões Norte e Centro, subindo gradualmente a cota para os pontos mais altos da Serra da Estrela. Para este dia, o IPMA antevê uma pequena subida da temperatura. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório