Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Derrame de combustível ao largo de Sines

Derrame ocorreu durante uma operação de abastecimento de combustível de um navio.

Derrame de combustível ao largo de Sines
Notícias ao Minuto

10:17 - 05/04/19 por Notícias Ao Minuto

País Setúbal

A informação foi avançada pela SIC Notícias e confirmada pelo Notícias ao Minuto junto de fonte da Autoridade Marítima. 

A mesma fonte disse que o derrame ocorreu na noite passada, pelas 23h45, durante uma operação regular de combustível de um navio. 

A mancha de combustível tem dimensões consideráveis e, apesar de inicialmente a informação indicar que se dirigia  para São Torpes, na zona costeira do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Autoridade Marítima assegura que está confinada ao navio, no cais do Terminal XXI. 

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, explicou num primeiro momento que "foram derramadas cerca de três toneladas de hidrocarbonetos" para o mar, que ficaram contidas na área do Terminal XXI "porque foram de imediato acionados os meios de contingência do porto de Sines". Mais tarde, o autarca viria a retificar essa informação, corrigindo  a quantidade de combustível derramado para cerca de 250 quilos

Em comunicado conjunto, a autarquia e a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APSA) afirmaram que "ocorreu nesta madrugada, dia 5 de abril, no Terminal XXI, um pequeno derrame de hidrocarbonetos durante uma operação de fornecimento de bancas do navio 'Bahia Tres' ao navio 'MSC Sandra'".

Na nota, é ainda referido que, após o derrame, "foram colocadas barreiras, com vista à contenção e recolha do combustível derramado" no sentido de "minimizar o impacto do incidente na atividade portuária".

Neste momento, "decorrem os trabalhos de limpeza do cais e está em curso o processo de investigação liderado pela autoridade marítima e pelo Ministério Público", acrescentaram.

A operação de contenção e limpeza está a ser acompanhada por elementos da proteção civil municipal de Sines.

A Polícia Marítima de Sines já iniciou a investigação ao derrame de hidrocarbonetos, segundo disse à agência Lusa o capitão do porto, Manuel Sá Coutinho.

[Notícia atualizada às 13 horas]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório