Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

O maior narcotraficante português fica em prisão preventiva

Franquelim Lobo, que foi detido em Espanha, irá aguardar julgamento em prisão preventiva.

O maior narcotraficante português fica em prisão preventiva
Notícias ao Minuto

20:20 - 04/04/19 por Filipa Matias Pereira

País Justiça

Aquele que é considerado o maior traficante de droga português, Franquelim Lobo, foi presente esta quinta-feira às autoridades judiciárias. O suspeito foi ouvido esta tarde no Campus de Justiça e foi-lhe aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva, avança a TVI24.

Recorde-se que o suspeito foi detido em Espanha no âmbito de um mandado de detenção europeu que tinha sido emitido no âmbito da chamada Operação Aquiles, que envolve crimes de tráfico de droga, associação criminosa e corrupção passiva e ativa.

Segundo a acusação, entre outubro de 2006 e janeiro de 2007, elementos da Unidade de Prevenção e Apoio Tecnológico da Polícia Judiciária (UPAT/PJ) transmitiram à sua hierarquia informações resultantes de vigilâncias e recolha de informações que "evidenciavam fortes suspeitas de ligações ao mundo do crime" do ex-coordenador da PJ Carlos Dias Santos.

Estas suspeitas apontavam para ligações do ex-coordenador da PJ com o arguido Jorge Manero de Lemos e a atividade de tráfico de droga desenvolvida por este último.

O Ministério Público entende que os inspetores da PJ Carlos Dias Santos e Ricardo Macedo, além de darem informações às organizações criminosas que protegiam, através dos contactos com os pretensos informadores, por vezes recebiam informações das mesmas organizações sobre o tráfico desenvolvido por organizações "concorrentes".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório