Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Sindicato preocupado com assistência pediátrica em Almada e Seixal

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul denunciou hoje que os centros de Saúde de Almada e Seixal estão a pôr em causa a qualidade de assistência pediátrica, ao atenderem crianças reencaminhadas do Hospital Garcia de Orta.

Sindicato preocupado com assistência pediátrica em Almada e Seixal
Notícias ao Minuto

19:56 - 04/04/19 por Lusa

País Médicos

Em comunicado, o sindicato explicou que, devido à "incapacidade" do Hospital Garcia de Orta em assegurar as escalas de serviço da urgência pediátrica, a direção do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Almada e Seixal decidiu que, a partir de 08 de abril, as crianças triadas como verde e azul "serão reencaminhadas para os centros de saúde" do concelho, no distrito de Setúbal.

Contudo, na visão Sindicato dos Médicos da Zona Sul, não é aceitável que sejam os enfermeiros das unidades de saúde a "avaliar e orientar grande parte das situações de doença aguda".

"Trata-se de um intolerável ataque à qualidade dos cuidados prestados às crianças e jovens, privando-os da devida observação pelos médicos, que são os profissionais que detêm as competências técnico-científicas necessárias à avaliação e orientação clínica", afirmou.

Por este motivo, o sindicato lamentou a decisão deste ACES e criticou a administração do Hospital Garcia de Orta, por não estar a ser capaz de "impedir a sangria de médicos pediatras".

"Esta mesma administração hospitalar não tem sequer cumprido com os pagamentos aos médicos de medicina geral e familiar da escala do serviço de urgência, confirmando-se uma total falta de respeito pelos profissionais e pelos utentes", denunciou.

Na semana passada, a Ordem dos Médicos tinha alertado para o "cenário muito grave" da urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, avisando que o serviço poderá encerrar alguns dias ou em alguns períodos do mês de abril.

Nesta sequência, a administração do Garcia de Orta garantiu estarem a ser tomadas medidas para colmatar a falta de médicos na urgência pediátrica, como a contratação de dois especialistas e a colaboração de pediatras de outros hospitais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório