Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Governo avança com estudo sobre aumento de javalis em território nacional

Produtores e agricultores pedem "medidas rápidas" para colocar um ponto final no "aumento descontrolado" destes animais e dos prejuízos que têm provocado nas áreas agrícolas.

Governo avança com estudo sobre aumento de javalis em território nacional

O Governo deu um passo importante para ir ao encontro dos produtores de milho, agricultores e proprietários rurais de Leiria que, no passado mês de março, pediram “medidas rápidas” para cessar o “aumento descontrolado” da população de javalis em Portugal que tantos prejuízos têm provocado nas culturas agrícolas.

De acordo com um comunicado enviado pelo gabinete do ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural ao Notícias ao Minuto, foi, esta quarta-feira, divulgado o despacho que determina a elaboração de um estudo que destina-se a determinar a real dimensão e impacto de um alegado aumento da população de javalis em território nacional e dos eventuais prejuízos daí decorrentes.

O relatório será elaborado pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e pode vir a contar com a participação de outras entidades como é o caso das Direções Regionais da Agricultura e Pescas. Caso se justifique, o ICNF vai ainda elaborar um plano de medidas para controlar a população destes animais no nosso país e para minimizar os prejuízos que os mesmos causam na área agrícola.

O mesmo documento revela que o estudo deverá estar concluído até ao mês de setembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório