Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Lisboa vai ter elétricos desde a Cruz Quebrada até ao Parque das Nações

Autarquia anunciou o lançamento de um concurso público para a compra de 15 elétricos articulados.

Lisboa vai ter elétricos desde a Cruz Quebrada até ao Parque das Nações

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Fernando Medina, anunciou, esta quarta-feira, o lançamento de um concurso público para a aquisição de 15 elétricos articulados. O objetivo? Aumentar a atual linha de elétricos articulados na carreira 15 e efetuar uma ligação que irá desde a Cruz Quebrada até ao Parque das Nações - e numa fase posterior até Loures. 

De acordo com a informação divulgada pela autarquia, na segunda-feira, a compra destes equipamentos significa um investimento de 45 milhões de euros e permitirá "duplicar a oferta de elétricos em Lisboa". 

"Este é um momento histórico para a empresa, porque teríamos de recuar mais de 25 anos para a última ocasião em que a Carris decidiu comprar elétricos", disse o presidente do Conselho de Administração da Carris, Tiago Farias, no lançamento do concurso público, que decorreu no Museu da Carris, em Lisboa. 

Fernando Medina referiu que estes novos equipamentos serão "metros de superfície", com um comprimento de 28 metros, o que significa que serão maiores do que os que circulam atualmente na capital. 

"Este é mais um dia para percebemos que tudo está a mudar, no domínio da mobilidade. (...) A perspetiva que as pessoas têm dos transportes é completamente diferente", começou por dizer o ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, felicitando a Carris e a CML pela iniciativa. 

"Hoje o ecossistema da mobilidade urbana tem mais oferta, o que permite que cada um de nós não tenha necessariamente que ter um carro. (...) Tudo isto faz parte da mudança de um país que quer ser neutro em carbono em 2050, e que vai ser", apontou Matos Fernandes.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório