Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Morreu António Manuel Arnaut

Morreu o advogado António Manuel Arnaut. Tinha 59 anos.

Morreu António Manuel Arnaut
Notícias ao Minuto

09:14 - 03/04/19 por Melissa Lopes com Lusa

País Óbito

A informação está a ser avançada pelo site Campeão das Províncias. António Manuel Arnaut morreu esta quarta-feira, em Coimbra, vítima de doença.

Era filho de António Arnaut, o 'pai do Serviço Nacional de Saúde', que morreu há menos de um ano. 

No início deste ano, António Manuel Arnaut, juntamente com "um grupo de cidadãos interessados na área da saúde", esteve envolvido na criação do Observatório de Saúde António Arnaut, cujo objetivo é o de defender o SNS. 

Segundo o mesmo site, António Manuel Arnaut era membro do Grande Oriente Lusitano (Maçonaria), e ingressou, há pouco tempo, na Comissão Política Nacional  do Partido Socialista através da quota de António Costa

Enquanto membro da Comissão Política Nacional do PS, voltou a defender, recentemente, em reunião daquele órgão, o SNS. Em novembro do ano passado, a propósito de uma homenagem prestada pelo PS ao seu pai, apelou aos deputados que honrassem o "legado" do pai. O que, para o advogado, significava defender que o SNS não seja limitado a um papel de complementaridade em relação à iniciativa privada.

Carlos Cidade, presidente da concelhia do PS em Coimbra, recorda Arnaut como "um cidadão apaixonado pela liberdade e pela democracia, o que lhe permitiu sempre dizer o que lhe ia na alma".

"Nos últimos tempos, fica a imagem do defensor incansável do seu SNS que tanto o ajudava a lutar contra a doença prolongada e que quis preservar com a criação do Observatório da Saúde e com os repetidos apelos ao investimento no SNS e nos seus profissionais, bem como numa revisão da Lei de Bases da Saúde que respeitasse o legado que seu pai nos deixou", recorda Carlos Cidade, lamentando o desaparecimento de um homem com um "humor fugaz" e um "filho, marido e pai dedicado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório