Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Já tinha guardado os casacos? Vem aí (mesmo) muito frio, chuva e neve

Esqueça o verão antecipado que o início da primavera trouxe. Temperaturas vão descer e de que maneira, sobretudo quinta-feira.

Já tinha guardado os casacos? Vem aí (mesmo) muito frio, chuva e neve
Notícias ao Minuto

08:45 - 03/04/19 por Melissa Lopes

País IPMA

O calendário diz-nos que estamos na estação da primavera. Por outro lado, a sabedoria popular também diz que “abril, águas mil”. E na disputa entre o calendário e o ditado popular, vence o último, pelo menos no que toca aos próximos dias. E a chuva não vem sozinha, traz consigo temperaturas a fazer lembrar o inverno.

Se não vejamos, para esta quarta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões Norte e Centro. Na região Norte, há a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, que poderão ser de neve nos pontos mais altos da Serra do Gerês. Está prevista uma descida da temperatura, em especial da máxima e nas regiões do Norte e Centro. 

Quanto a temperaturas, Faro será hoje o distrito com a máxima mais elevada, 22ºC. Beja, Évora e Setúbal vão chegar aos 18ºC de máxima, seguindo-se Santarém, com 17ºC. Os restantes distritos, incluindo a capital, vão atingir esta quarta-feira máximas entre os 10ºC (na Guarda), os 12ºC (em Bragança e Viseu), os 13ºC (em Vila Real) e os 14ºC (em Viana do Castelo) e os 15ºC (em Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto e Braga). Quantos às temperaturas mínimas, as regiões mais frias serão esta quarta-feira Guarda, com 2ºC, e Bragança e Viseu, com 3ºC. As mínimas vão variar entre 10ºC em Faro e Lisboa e os 9ºC, e os 3ºC e 9ºC no restante território continental.

O cenário, contudo, vai acentuar-se na quinta-feira, com os termómetros a descer ainda mais. O distrito da Guarda vai registar 1ºC, Bragança, Vila Real e Viseu 1ºC de mínima. Aliás, todo o interior vai registar temperaturas mínimas realmente baixas: 3ºC previstos para Braga e Portalegre, 4ºC para Beja, Évora, Castelo Branco e Coimbra. No restante território continental, as temperaturas mínimas vão variar entre os 5ºC e os 8ºC. Para a capital está previsto os termómetros descerem até aos 7ºC esta quinta-feira, dia em que a máxima será de apenas 15ºC.

A quinta-feira será também marcada por períodos de chuva no Minho e Douro Litoral a partir do final da manhã, estendendo-se gradualmente às restantes regiões e por queda de neve acima de 800/1000 metros nas regiões Norte e Centro a partir da tarde.

O cenário manter-se-á na sexta-feira, com previsão de chuva para todo o território continental. 

Esta quarta-feira será também de chuva no arquipélago da Madeira e dos Açores, onde as temperaturas serão bem mais agradáveis nestes dias. Na Madeira, a temperatura varia entre os 15ºC de mínima e 19ºC de máxima, e em Porto Santo entre os 14ºC e os 18ºC. 

Nos Açores, onde é esperada precipitação nos próximos dias, as máximas são esta quarta-feira de 17ºC na Horta e 16ºC em Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores. Já as mínimas variam entre os 12ºC e os 13ºC. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório