Meteorologia

  • 24 MAIO 2019
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 18º

Edição

Finlândia deteta violação do espaço aéreo por avião português

O Ministério da Defesa da Finlândia anunciou hoje que um avião de vigilância português violou o seu espaço aéreo e contactou as autoridades portuguesas, que estão a analisar a informação. A Força Aérea portuguesa confirmou, entretanto, que "entrou inadvertidamente no espaço aéreo da Finlândia".

Finlândia deteta violação do espaço aéreo por avião português
Notícias ao Minuto

12:24 - 02/04/19 por Lusa com Notícias ao Minuto

País Força Aérea

Uma porta-voz da Defesa finlandesa, Niina Hyrsky, disse à imprensa que o incidente ocorreu na segunda-feira, às 6h00, a sudoeste da capital, Helsínquia.

Hyrsky escusou-se a dar mais pormenores, afirmando que a situação está a ser investigada pela guarda costeira finlandesa.

Contactado pela Lusa, o porta-voz da Força Aérea Portuguesa, tenente-coronel Manuel Costa, confirmou que as autoridades finlandesas contactaram as congéneres portuguesas e que a situação está a ser analisada.

Portugal participa em várias operações da NATO no Leste da Europa, designadamente na Polónia, onde tem destacados caças F-16 e aeronaves de patrulhamento marítimo P3-C.

A Finlândia não é membro da NATO.

 Força Aérea admite ter entrado no espaço aéreo finlandês

Em comunicado enviado, ao final da tarde desta terça-feira às redações, a Força Aérea explica o que se passou. "Durante uma missão que decorria no Mar Báltico, entre a Estónia e a Finlândia, a tripulação do P-3C CUP+ efetuou uma correção de rumo" e “não conseguiu evitar que o raio de volta ultrapassasse em cerca de 0,3 milhas náuticas (500 metros) o limite do espaço aéreo daquele país”.

A aeronave da Força Aérea "entrou inadvertidamente" no espaço aéreo finlandês, lê-se no comunicado que não só lamento o sucedido como assegura que já transmitiu esta informação às autoridades finlandesas.

[Notícia atualizada às 19h30, com esclarecimento da Força Aérea]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório