Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Salvador, o bebé-milagre, é notícia lá fora

O caso de Salvador e de Catarina Sequeira tem sido notícia, não só em Portugal, como além fronteiras.

Salvador, o bebé-milagre, é notícia lá fora
Notícias ao Minuto

09:28 - 30/03/19 por Filipa Matias Pereira

País BBC

Salvador, o filho prematuro de Catarina Sequeira que foi mantida em suporte orgânico de vida até que os médicos considerassem que era viável realizar o parto, é notícia na imprensa internacional. A BBC noticiou o caso, titulando que nasceu o bebé português cuja mãe esteve em morte cerebral durante três meses.

Esclarece o meio de comunicação britânico que a canoísta foi declarada morta em dezembro do ano passado, na sequência de uma crise de asma que a terá levado a desmaiar.

Catarina ficou privada de oxigénio e entrou em morte cerebral. Já quanto ao bebé, explica a BBC, nasceu de 31 semanas e seis dias e permanece internado na unidade neonatal do Hospital de São João. Este não é, no entanto, o primeiro caso do género em Portugal, refere ainda. "Durante 56 dias, um ventilador esteve ligado ao seu organismo de modo a permitir que o bebé sobrevivesse no seu útero", pode ler-se.

Já quanto à decisão de manter a grávida em suporte orgânico de vida até ao parto, refere a BBC que a intenção dos médicos era prolongar a gestação até esta sexta-feira, altura em que se completariam 32 semanas, mas a condição respiratória de Catarina deteriou-se e a cesariana teve de ser realizada na madrugada desta quinta-feira. Este período, 32 semanas de gestação, é o considerado pelos médicos como o mais provável para garantir a sobrevivência do bebé.

Mas este não foi o único órgão de comunicação social britânico a noticiar o sucedido em Portugal. Também os jornais The Sun, Daily Mail e Mirror o fizeram, à semelhança do portal Russia Today

Recomendados para si

;
Campo obrigatório