Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

À beira de Lisboa, a vida na Cova da Moura sob o olhar da Reuters

A "vibrante" cultura de Cabo Verde é destacada.

Notícias ao Minuto

18:04 - 31/03/19 por Pedro Filipe Pina

País Galeria

Situada nos arredores de Lisboa, a Cova da Moura é muitas vezes esquecida. Ou, melhor, "às vezes parece que a única coisa que as pessoas conhecem da Cova da Moura é o lado negativo".

As palavras são de Paulo Cabral, de 36 anos, um dos residentes do bairro da periferia de Lisboa que falou com a Reuters.

As más condições de habitações, a falta de infraestruturas e a criminalidade são 'marcas' que se cravam na história do bairro. Mas a Cova da Moura é também um ponto de encontro cultural, é bairro com gentes e vida.

Foi este outro olhar que o fotógrafo Rafael Marchante captou para a agência norte-americana Reuters.

A "vibrante" cultura cabo-verdeana que ajuda a dar cor e vida ao bairro é um dos pontos focados pela Reuters. Nota-se, por exemplo, nas imagens da procissão e dos preparativos para as festas religiosas dedicadas a Santa Catarina, ou nas fotografias de Cesaria Évora, inconfundível cantora. 

Mas há mais, do atelier de costura de Idrissa Mane às festas com dança que dão outra energia aos restaurantes do bairro, são muitas as Covas da Moura que aqui surgem contadas em imagens, na galeria que pode ver acima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório