Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

É preciso maior interação de setores contra "chaga" da violência

A secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade defendeu hoje uma maior interação entre diversos setores para melhor combater a "chaga" da violência, considerando que os municípios têm um papel fundamental para impedir este tipo de fenómenos.

É preciso maior interação de setores contra "chaga" da violência
Notícias ao Minuto

13:09 - 29/03/19 por Lusa

País Secretário de Estado

"Todos os setores devem convergir no combate a esta chaga", disse Rosa Monteiro no Funchal, à margem do debate subordinado ao tema "Ser Pessoa", que abordou a temática da igualdade de género, um evento que contou com a presença de alunos de várias escolas.

Este evento decorre no Teatro Municipal Baltazar Dias na sequência da peça de teatro "Agora é Diferente" da autoria da associação cultural Feiticeiro do Norte e faz a abordagem da vivência de uma mulher transexual, à qual assistiu na quinta-feira, no Funchal.

A governante considerou ser importante a interação dos vários setores, como a Educação, a Saúde, "que está a assumir-se como porta de entrada de sinalização e despiste de situações de violência, permitindo assim uma melhor prevenção das situações mais dramáticas e fatais".

Mas, também apontou a importância do papel das forças de segurança, da Justiça e, sobretudo, dos municípios.

No seu entender, as autarquias "têm um papel fundamental, congregando nas suas redes locais diversas, no sentido de criar uma malha mais fina, no sentido de não deixar passar estes fenómenos".

No painel de discussão estiveram também a jornalista Ana Cristina Pereira, autora da peça 'Agora é diferente' e contou com a presença da vereadora da Igualdade na Câmara Municipal do Funchal, Madalena Nunes.

"A nossa preocupação é sempre fazer um trabalho em rede, porque não nos podemos arvorar que somos nós os únicos que trabalhamos estas questões, porque não somos", disse a autarca.

Madalena Nunes complementou que "existe muita gente no terreno que faz esse trabalho também", concluindo: "O que fazemos é estabelecer as nossas redes e promover, mesmo em termos de apoios financeiros projetos de diferentes associações que trabalham estas áreas muito bem".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório