Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Operação Marquês: Zeinal Bava vai ser interrogado em junho por Ivo Rosa

A fase de instrução da Operação Marquês foi pedida por 19 dos 28 arguidos.

Operação Marquês: Zeinal Bava vai ser interrogado em junho por Ivo Rosa
Notícias ao Minuto

18:03 - 28/03/19 por Notícias Ao Minuto

País Instrução

Zeinal Bava vai ser interrogado pelo juiz Ivo Rosa a 26 de junho, no âmbito do processo Operação Marquês, avança a SIC Notícias.

A fase de instrução da Operação Marquês foi pedida por 19 dos 28 arguidos, entre os quais o antigo presidente da PT Zeinal Bava, o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o ex-ministro Armando Vara, o ex-administrador da PT Henrique Granadeiro e o empresário Carlos Santos Silva.

Zeinal Bava irá prestar esclarecimentos sobre os crimes de que está acusado: corrupção passiva, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e fraude fiscal qualificada.

Esta fase processual é facultativa e funciona como um mecanismo de controlo jurisdicional da acusação do Ministério Público (MP) e, neste caso em específico, conclui-se com a decisão do juiz Ivo Rosa, de levar ou não a julgamento os arguidos e os termos em que isso acontece.

Na acusação da Operação Marquês, Ricardo Salgado, antigo presidente do Banco Espírito Santo (BES), é apontado como o principal corruptor do antigo primeiro-ministro e acusado de pagar dezenas de milhões de euros de "luvas" a Zeinal Bava e a Henrique Granadeiro para poder, alegadamente, controlar a Portugal Telecom (PT).

Só Zeinal Bava, segundo a SIC Notícias, terá recebido do Grupo Espírito Santo mais de 25 milhões de euros, contudo, foi a José Sócrates que terá calhado a maior fatia dos pagamentos do chamado "saco azul do BES.

A decisão final do processo de instrução deverá ser conhecido perto do final do ano, devido ao número de diligências, de testemunhas e de arguidos que querem depor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório