Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Relações familiares? Costa orgulhoso do "contributo que este Governo dá"

O primeiro-ministro reagiu à polémica em torno das relações familiares no seio do Executivo que lidera. Costa lembra que não houve qualquer problema na legislatura com estas "coincidências".

Relações familiares? Costa orgulhoso do "contributo que este Governo dá"
Notícias ao Minuto

14:42 - 28/03/19 por Fábio Nunes

Política Primeiro-ministro

As relações familiares no Governo têm sido o tema dominante no panorama político nacional. O Executivo de António Costa não escapou às críticas da Direita e da Esquerda, o Presidente da República também comentou e agora chegou a vez do primeiro-ministro reagir.

Numa declaração escrita enviada em exclusivo à SIC, António Costa considera que Marcelo Rebelo de Sousa tem razão ao afirmar que nunca deu posse a ministros com relações familiares, já que foi no mandato de Cavaco Silva que este Governo iniciou a sua legislatura.

“O Presidente tem razão. Primeiro, quando sinalizou que nada mudou desde a formação original do Governo. Pelo que, não só não há qualquer novidade em relação ao tema, como a experiência destes 3 anos provou não ter havido qualquer problema com estas duas coincidências”, frisou, numa alusão à relação entre o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino (marido e mulher) e entre o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, José Vieira da Silva, e Mariana Vieira da Silva, a ministra da Presidência (pai e filha).

António Costa também concordou com o Presidente noutro aspeto. “Tem também razão quanto à necessidade de abrir o sistema político. Por isso orgulho-me do contributo que este Governo dá”.

O primeiro-ministro referiu depois que, para esse efeito, dos 62 membros do Governo, 36 são militantes do PS e 26 são independentes. Salientou ainda que só 13 já tinham sido membros do Governo e que houve 49 estreias. Para concluir, António Costa sublinhou que 32 membros do Governo exercem cargos políticos pela primeira vez.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório