Meteorologia

  • 22 ABRIL 2019
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 15º

Edição

Bombeiros já controlaram 80% da área do incêndio que lavra em Azeméis

Os bombeiros já controlaram 80% da área do incêndio que lavra desde as 3h30 em Oliveira de Azeméis, revelou hoje o comando das operações, que às 21:50 ainda envolviam 397 operacionais.

Bombeiros já controlaram 80% da área do incêndio que lavra em Azeméis
Notícias ao Minuto

22:39 - 26/03/19 por Lusa

País Incêndio

"Agora está tudo a correr bem, temos sob controlo 80% da área afetada e estamos com uma boa janela de oportunidade para que os restantes 20% cedam bastante favoravelmente aos meios no terreno", declarou à Lusa o 2.º comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, Fernando Maciel.

Depois de o fogo ter estado apenas com uma frente ativa durante a manhã e voltar a ter quatro frentes a arder devido aos reacendimentos durante a tarde, o coordenador das operações atribuiu a evolução positiva verificada no início da noite a dois grandes fatores: "O vento amainou totalmente e as temperaturas também desceram muito".

Fernando Maciel espera agora que "nas próximas duas horas se consiga o controlo total da situação" e que antes da madrugada "se possa ter tudo em rescaldo e em consolidação".

O incêndio tem consumido "uma área considerável" das freguesias de Pinheiro da Bemposta, Palmaz e Travanca, sendo que chegou a implicar a evacuação de "uma casa de lavoura" que o Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro disse estar "numa localização isolada" e destinar-se apenas a armazenamento de alfaias agrícolas.

Às 18:00 o fogo estava a ser combatido por 431 operacionais, 129 meios terrestres e três aeronaves e às 22:00 esse dispositivo diminuiu para 397 homens e 121 veículos.

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge Ferreira, assumiu ao final da tarde que o trabalho dos bombeiros ia exigir "atenção redobrada" à orientação do vento durante a noite, para se anteciparem eventuais riscos para núcleos urbanos, mas às 21:50 Fernando Maciel punha esses receios de parte.

"A situação está muito mais tranquila agora. Durante a tarde ainda tínhamos quatro frentes ativas e o fogo estava a lavrar com muita intensidade, mas agora a velocidade do vento não tem comparação e o perímetro está quase todo controlado", concluiu o 2.º comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório