Meteorologia

  • 24 ABRIL 2019
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 14º

Edição

A28 já reabriu. Vento está a ajudar no combate ao fogo em Esposende

Incêndio “com bons prognósticos” para a próxima hora.

A28 já reabriu. Vento está a ajudar no combate ao fogo em Esposende
Notícias ao Minuto

16:34 - 26/03/19 por Natacha Nunes Costa 

País Incêndio

A Segunda Comandante da Proteção Civil de Braga, Martinha Esteves, disse, durante o ponto de situação desta tarde sobre o incêndio que deflagrou esta segunda-feira em Esposende, que a situação “está muito mais calma, há menos fumo” e que têm “bons prognósticos para a próxima hora”.

Apesar de não conseguir garantir o controlo das chamas na próxima hora, Martinha Esteves explicou, em entrevista à RTP, que o vento está, neste momento, a ajudar o combate do fogo porque “está numa velocidade reduzida”. Contudo, alerta para a possibilidade de haver surpresas.

“A qualquer momento podemos ter a surpresa outra vez da alteração da direção do vento e da velocidade, por isso ainda é cedo para dizer se o fogo estará controlado na próxima hora”, referiu.

A Segunda Comandante da Proteção Civil de Braga informou ainda que a A28 já foi reaberta nos dois sentidos e que o trânsito apenas se encontra condicionado na Estrada Real, junto ao Posto de Comando.

Quanto à questão de as chamas de hoje terem colocado casas em perigo, Martinha Esteves afiançou que não há casas em perigo e que nunca houve. “As casas estavam salvaguardadas. Os meios estavam posicionados e foi isso que nós fizemos desde o início deste incêndio”, afirmou.

O incêndio de Esposende ainda se encontra ativo, apenas com uma frente. No teatro de operações estão 108 operacionais apoiados por 36 veículos e aguarda-se o regresso, a qualquer momento, do meio aéreo que foi fazer o reabastecimento.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório