Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Jovens manifestam-se na quinta-feira em Lisboa contra precariedade

Jovens trabalhadores de todo o país vão participar na quinta-feira na manifestação da Interjovem, em Lisboa, para exigir o combate à precariedade laboral e melhores salários e condições de trabalho, disse hoje fonte sindical.

Jovens manifestam-se na quinta-feira em Lisboa contra precariedade
Notícias ao Minuto

20:47 - 25/03/19 por Lusa

País Trabalho

A organização de jovens da CGTP, Interjovem, promove a ação de protesto para alertar para as precárias condições de trabalho dos jovens e para assinalar o Dia Nacional da Juventude.

"Vamos ter certamente uma grande manifestação", disse à agência Lusa o coordenador da Interjoven, João Barreiros, acrescentando que estão previstos autocarros de todos os distritos para transportar os manifestantes até Lisboa.

Segundo o dirigente da Interjovem, os jovens trabalhadores têm manifestado grande mobilização para participar na manifestação porque têm razões acrescidas para protestar.

"Numa altura em que o Governo pretende aprovar uma proposta de alteração à legislação laboral que agrava a precariedade, que aumenta o período experimental de três para seis meses, que generaliza os contratos de muita curta duração e em que se generalizam os baixos salários, cresce a mobilização geral contra esta proposta de lei e pela melhoria das condições de vida e de trabalho", disse.

João Barreiros salientou que os jovens são sempre "os mais frágeis do mercado de trabalho", porque têm vínculos precários, ganham menos que os trabalhadores efetivos e "são muitas vezes empurrados para empresas de trabalho temporário, sem quaisquer direitos".

A manifestação da juventude percorrerá as ruas da capital entre o Rossio e a Assembleia da República, onde será aprovada uma resolução reivindicativa, que será entregue no parlamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório