A Proteção Civil emitiu, ao final da tarde desta segunda-feira, um comunicado onde alerta para o aumento dos índices de risco de incêndio rural entre hoje e quarta-feira, com “condições favoráveis à rápida propagação de fogos”, em todo o território continental. O perigo de incêndio para os próximos dias está, portanto, em níveis elevado e muito elevado.
O aviso surge depois de o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ter informado que, a partir de hoje, 25 de março, prevê-se a ocorrência de acentuado aumento da intensidade do vento e temperaturas acima do habitual para esta época do ano, a rondarem valores entre os 25ºC e os 28ºC nas regiões do Centro e Sul e entre 20ºC e os 25ºC na região norte.
O IPMA prevê ainda que a humidade relativa do ar seja inferior a 30% na maioria do território continental e inferior a 20% no interior sul.
Devido ao elevado risco de incêndio, a Proteção Civil recorda que a queima de matos está sujeita a autorização da autarquia local e recomenda que a população tenha comportamentos adequados face à situação de perigo, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução na utilização do fogo em espaços rurais.