Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Limpeza em Proença-a-Nova foi fundamental para atenuar progressão do fogo

O presidente da Câmara de Proença-a-Nova afirmou hoje que a limpeza da floresta à volta das localidades de Montes da Senhora e Chão dos Galegos foi fundamental para atenuar a progressão do incêndio de domingo.

Limpeza em Proença-a-Nova foi fundamental para atenuar progressão do fogo
Notícias ao Minuto

15:18 - 25/03/19 por Lusa

País Incêndios

"O incêndio que deflagrou no domingo no concelho de Proença-a-Nova não chegou a atingir nenhuma das localidades [Montes da Senhora e Chão do Galego] diretamente. Esteve nos seus limites. A limpeza em torno das povoações contribuiu para atenuar a progressão do fogo e evitou que este atingisse maior perigosidade", afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo.

O concelho de Proença-a-Nova registou, no domingo, um incêndio florestal, que consumiu uma área de 130 hectares de floresta, constituída fundamentalmente por povoamentos de pinhal e eucaliptal.

O autarca deste município do distrito de Castelo Branco realçou ainda a operacionalidade do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) e a capacidade demonstrada pelos bombeiros voluntários, ao conseguir-se que cerca de 70 viaturas de diversos corpos de bombeiros e de vários distritos, guarnecidas por 231 homens, dessem resposta a esta solicitação.

João Lobo sublinha que, nesta altura, ainda se está na presença do estado "permanente nível I" de combate a incêndios e adianta que a mobilização foi facilitada por se tratar de um domingo.

"Se a ignição fosse num dia de semana, as coisas seriam certamente mais complicadas", disse.

"Realço igualmente os meios da Força Especial de Bombeiros estacionada no Centro de Meios Aéreos no Aeródromo Municipal na Moita, bem como da Unidade de Emergência, Proteção e Socorro da GNR e os meios aéreos que se encontram estacionados no aeródromo durante todo o ano e que, apesar das condições muito desfavoráveis no local, pelo vento que se fez sentir, conseguiram conter este incêndio que vem marcar infelizmente este início de 2019", sustentou.

O autarca explicou que a ignição deste incêndio ocorreu fora das zonas das redes primária e secundária, mas adiantou que a gestão de combustível que está a ser feita junto dos aglomerados populacionais é uma realidade e fundamental para evitar males maiores.

O fogo teve início às 10:57 de domingo, numa zona de mato e pinhal na localidade de Chão do Galego, na freguesia de Montes da Senhora, e entrou em fase de rescaldo e vigilância cerca das 17:00.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório