Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

"Esta é a hora de prevenir, de limpar à volta das casas", diz ministro

Declarações do ministro do Ambiente foram proferidas à margem de uma visita ao concelho do Sardoal, em Santarém.

"Esta é a hora de prevenir, de limpar à volta das casas", diz ministro
Notícias ao Minuto

09:00 - 25/03/19 por Patrícia Martins Carvalho

País Agricultura

O ministro do Ambiente e o primeiro-ministro estiveram, este fim de semana, no concelho do Sardoal, em Santarém, a propósito da criação de faixas de gestão de combustível na zona.

A este propósito, Luís Capoulas Santos congratulou-se com o facto de “produtores florestais, autarquias, Governo e sociedade civil [estarem] todos mobilizados na tarefa gigantesca de dar expressão concreta à Reforma da Floresta”.

Numa publicação feita na sua página de Facebook, o ministro do Ambiente frisou ainda que “esta é a hora de prevenir, de limpar à volta das casas, à volta das aldeias, das bermas das estradas e ferrovias nos locais mais críticos e na abertura de ‘estradões’ e de ‘mosaicos’ na floresta para travar os incêndios e facilitar o acesso dos que os combatem”.

E com este propósito, recordou, foi feito este ano um “esforço financeiro de cerca de 160 milhões de euros, dos quais 103 milhões suportados pelo Ministério da Agricultura”.

O último fim de semana ficou marcado pelo deflagrar de incêndios na zona centro e norte do país dado as elevadas temperaturas que se fizeram sentir, tendo em conta a época do ano em que nos encontramos.

E esta é, aliás, uma tendência que se irá manter e que, esta segunda-feira, coloca os concelhos de Faro, Portalegre e Santarém em risco muito elevado de incêndio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório