Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Hacker? "Fins, por mais nobres que sejam, não justificam todos os meios"

Marques Mendes recorda que Rui Pinto, extraditado esta semana para Portugal, "não é nenhum herói" para as autoridades.

Hacker? "Fins, por mais nobres que sejam, não justificam todos os meios"
Notícias ao Minuto

22:03 - 24/03/19 por Filipa Matias Pereira

País Marques Mendes

O hacker Rui Pinto foi esta quinta-feira extraditado para Portugal. Para uns, o antigo colaborador da Football Leaks "é um herói. Para outros, um vilão". E a resposta a esta questão "vai demorar tempo", considerou este domingo Marques Mendes, no seu habitual espaço de comentário na antena da SIC Notícias.

Torna-se imperioso, neste cenário, deixar "que as investigações cheguem ao fim e que haja decisões judiciais". Ressalvou o comentador político que, "para as autoridades judiciárias portuguesas e da Hungria, ele não é nenhum herói. Ele é suspeito da prática de crimes graves, nomeadamente de extorsão".

E há "um princípio que nunca podemos perder de vista, nomeadamente que os fins, por mais nobres que sejam, não justificam todos os meios. Se uma pessoa como Rui Pinto viola as leis, tem de ser sancionado", defendeu.

Todavia, "apesar de os meios não serem lícitos, essas matérias não podem cair em saco roto. Se tem provas, como diz, [Rui Pinto] tem agora oportunidade de se defender. E esses casos, se existirem, têm de ir até ao fim e tem de haver mão pesada".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório