Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"É importante que se tenha a garantia que o dinheiro chega ao destino"

Marques Mendes destacou, no seu comentário semanal, o trabalho que tem sido desenvolvido pela Cruz Vermelha portuguesa.

"É importante que se tenha a garantia que o dinheiro chega ao destino"
Notícias ao Minuto

22:01 - 24/03/19 por Filipa Matias Pereira

País Marques Mendes

Partiu este domingo mais um meio aéreo com ajuda humanitária para Moçambique, que foi devastado pelo ciclone Idai. Marques Mendes, no seu habitual espaço de comentário na antena da SIC Notícias, classificou a situação como "drama, pesadelo, calamidade". Acrescentou ainda que estas circunstâncias são consequência "de uma mistura explosiva", em grande parte parte devido "às alterações climáticas".

Se "em circunstâncias normais esta calamidade aconteceria", num país como o nível de pobreza como o de Moçambique, "assume as proporções que temos visto".

Mas nesta realidade que "faz doer o coração", há um "lado positivo", nomeadamente "a solidariedade a todos os níveis". Considera Marques Mendes que "o Governo e a sociedade civil mobilizaram-se como nunca. Quando é preciso ser-se solidário, a sociedade reage muito positivamente". O comentador político aproveitou a oportunidade para destacar que a "Cruz Vermelha está a coordenar uma operação extraordinária; tem feito um trabalho notável".

Já para quem "está massacrado com Pedrógão", indicou Marques Mendes que Francisco George lhe revelou ter criado "uma figura de um auditor externo independente para fiscalizar toda a operação financeira". É importante, como considerou, "que as pessoas tenham a certeza e a garantia de que o dinheiro chega mesmo ao destino".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório