Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Dezenas de milhar de professores exigem reposição de tempo de serviço

Dezenas de milhar de professores encheram hoje a Praça do Comércio, em Lisboa, em protesto pelo "roubo" de mais de seis anos de trabalho não contabilizado, como denunciam as organizações sindicais.

Dezenas de milhar de professores exigem reposição de tempo de serviço
Notícias ao Minuto

18:00 - 23/03/19 por Lusa

País Praça

De acordo com estimativas de várias organizações sindicais, cerca de 80.000 docentes aderiram ao protesto organizado pelas dez estruturas sindicais que, durante mais de um ano, tentaram negociar sem sucesso, a recuperação do tempo integral de serviço: nove anos, quatro messe e dois dias.

Os professores desceram hoje desde a Praça Marquês de Pombal até à Praça do Comércio, onde estão concentrados, numa demonstração de força ao Governo para exigirem a contagem completa do tempo de serviço.

"Neste momento está nas mãos da Assembleia da República resolver essa injustiça", disse à agência Lusa, Teresa Simões, docente do norte do país, referindo-se aos pedidos de apreciação parlamentar apresentados pelo PCP, BE e PSD, ao diploma do Governo que estabelece a recuperação de dois anos, nove meses e oito dias, que serão debatidos no parlamento no próximo dia 16.

Outro docente lembrou que o diploma do Governo, com efeitos retroativos a 01 janeiro deste ano, deita de fora quase de metade do atual corpo docente: os cerca de 43.000 professores que progrediram no início do ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório