Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Fogos: "Não compete ao guarda-redes assegurar a vitória no campeonato"

António Costa garante que a grande preocupação com os incêndios florestais deve estar na prevenção e não com o dispositivo de combate.

Fogos: "Não compete ao guarda-redes assegurar a vitória no campeonato"

O primeiro-ministro António Costa está participar, este sábado, numa ação de sensibilização para a prevenção de fogos rurais, no Sardoal, em Santarém.

Durante a visita, António Costa fez questão de parabenizar o trabalho de prevenção de incêndios desenvolvido tanto pela autarquia local como pela população.

"Este é um excelente exemplo daquilo que temos mesmo de fazer. Não podemos esperar pelo verão, é necessário fazer limpezas à volta das casas, à volta das florestas e  avançar na construção das faixas de gestão de combustíveis de forma a termos um país mais seguro, tal como estamos a fazer [...]. Outro dado muito positivo é a forma como as populações têm vindo a interiorizar como é essencial, para a sua própria segurança,  assegurar esta limpeza. Este ano, praticamente não foi necessário aplicar qualquer qualquer coima aqui no Sardoal e isso demonstra bem a consciência que as pessoas adquiriram", revelou.

Contudo, o chefe do Governo salienta que "os bons resultados não podem fazer esquecer que a ameaça existe", devem sim, "nos motivar a fazer ainda mais o trabalho de prevenção que se faz no outono, inverno e primavera".

Para António Costa, a grande força de combate aos incêndios florestais está na prevenção e não no dispositivo de combate.

"Não podemos continuar a acreditar que compete ao guarda-redes assegurar a vitória no campeonato. Aquilo que temos de ter consciência é de fazer o esforço na prevenção. O grande esforço tem de ser feito, não no dispositivo de combate, mas sim neste investimento na prevenção, que cabe aos proprietários, autarquias e Estado", garante, adiantando que "claro que o dispositivo de combate também tem de estar o melhor preparado possível para responder em caso de catástrofe".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório