Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

PJ apreende 430 unidades de potente analgésico que estavam desaparecidas

No total, são 430 embalagens de medicamento de uso humano.

PJ apreende 430 unidades de potente analgésico que estavam desaparecidas
Notícias ao Minuto

09:09 - 23/03/19 por Andrea Pinto

País Descoberta

No início do mês, a Autoridade Nacional do Medicamento deu conta do desaparecimento de mais de 400 unidades do medicamento Fentanilo Basi, um potente analgésico usado também como componente da anestesia.

Após o alerta, a Polícia Judiciária iniciou uma investigação no âmbito de inquérito crime tendo em vista determinar as circunstâncias do desaparecimento do tal medicamento, que na sua composição constam substâncias incluídas numa das tabelas anexas ao Decreto-lei n.º 15/93, de 22 de janeiro, diploma legal vulgarmente conhecido por lei da droga.

Na sequência dessas diligências, a PJ anunciou este sábado, através de comunicado, que foi possível localizar e apreender, no decurso da corrente semana, a totalidade das embalagens que tinham sido dadas como desaparecidas.

Não se procedeu, contudo, à constituição de qualquer arguido, prosseguindo a investigação a cargo da Polícia Judiciária para total e completo esclarecimento dos factos. 

Recorde-se que  o caso abrangia 430 unidades do medicamento Fentanilo Basi, solução injetável, 0,05 mg/ml, ampola - 10 unidade(s) - 5 ml, que desapareceram de um distribuidor por grosso de medicamentos de uso humano em Portugal.

O medicamento em causa, de acordo com a imprensa internacional, foi o que causou a morte a Prince, sendo, segundo a Uno TV, a droga mais letal no Estados Unidos

 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório