Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

O calor está a chegar e o risco de incêndio também. ANPC lança alerta

Para os próximos dias prevê-se o aumento das temperaturas, a diminuição da humidade do ar e a ocorrência de vento - fatores que podem potenciar a rápida propagação de incêndios.

O calor está a chegar e o risco de incêndio também. ANPC lança alerta
Notícias ao Minuto

17:45 - 22/03/19 por Filipa Matias Pereira

País Proteção Civil

Nos próximos dias haverá risco de incêndio rural. Este é um alerta da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) que se baseia nas previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Estas apontam para que, a partir deste sábado, os termómetros registem uma subida gradual da temperatura máxima. E este cenário irá, previsivelmente, manter-se até à próxima terça-feira, com valores de acima do habitual para esta época do ano. 

Mais ainda. A humidade relativa do ar será inferior a 35% na generalidade do território do continente durante a tarde, verificando-se adicionalmente uma fraca recuperação da humidade durante a noite. 

Já o vento soprará do quadrante leste moderado a forte (até 45 km/h) durante a noite e manhã nas terras altas, em especial das regiões Centro e Sul (vento mais intenso no sábado e manhã de domingo), com possibilidade de rajadas até 65 km/h na região do Algarve.

Este cenário, refere o comunicado enviado às redações, "traduz-se num aumento dos índices de risco de incêndio, entre sábado e segunda-feira, com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios, em especial na região de Lisboa e Vale do Tejo, distritos de Viseu, Aveiro, Guarda, Braga, Vila Real e Bragança, com níveis Elevado a Muito Elevado". 

Ora, reforça a ANPC que nestes dias deve ser autorizada pela autarquia local a queima de matos cortados, amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração. Compete igualmente ao órgão do poder local definir as medidas de acompanhamento necessário para a sua concretização. 

Recomenda a Proteção Civil, neste contexto, "a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução na utilização do fogo em espaços rurais". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório